CONEXÕES AFRICANAS: “Descobrindo Raízes, Construindo Identidades”
AUTORA
Professora Janaína Dorothea Venske de Quadros, quarto ano C
A turma do 4° ano C, do turno Vespertino, da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, desenvolveu um projeto especial, alusivo à data comemorativa da “Consciência Negra”, tendo como principal objetivo o desenvolvimento da reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira, de forma a combater o racismo e a valorização da diversidade étnico-racial na sociedade brasileira. A iniciativa buscou cumprir as diretrizes da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.
As atividades foram organizadas sob a forma de: leituras e interpretações de textos sobre a temática; estudo sobre o povo africano e sua contribuição na formação da sociedade brasileira.; na exploração geográfica da localização do continente africano no mapa mundi; em produções artísticas inspiradas em padrões africanos e na estética afro-brasileira; nos saberes tradicionais africanos relacionados ao meio ambiente e à saúde; e nas reflexões sobre valores como respeito, empatia, ancestralidade e pertencimento.
Houve grande participação e engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto, atingindo positivamente os objetivos propostos, para a contribuição na formação de cidadãos mais conscientes, críticos e empáticos em nossa sociedade.
Professora Janaína Dorothea Venske de Quadros, quarto ano C
A turma do 4° ano C, do turno Vespertino, da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, desenvolveu um projeto especial, alusivo à data comemorativa da “Consciência Negra”, tendo como principal objetivo o desenvolvimento da reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira, de forma a combater o racismo e a valorização da diversidade étnico-racial na sociedade brasileira. A iniciativa buscou cumprir as diretrizes da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.
As atividades foram organizadas sob a forma de: leituras e interpretações de textos sobre a temática; estudo sobre o povo africano e sua contribuição na formação da sociedade brasileira.; na exploração geográfica da localização do continente africano no mapa mundi; em produções artísticas inspiradas em padrões africanos e na estética afro-brasileira; nos saberes tradicionais africanos relacionados ao meio ambiente e à saúde; e nas reflexões sobre valores como respeito, empatia, ancestralidade e pertencimento.
Houve grande participação e engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto, atingindo positivamente os objetivos propostos, para a contribuição na formação de cidadãos mais conscientes, críticos e empáticos em nossa sociedade.







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