Conexões Africanas

AUTORA
Professora Ana Cláudia Pinho Schreineer, quarto ano A

No dia 09/07 os alunos dos 4ºs anos A, B e C , da Escola Jacob Brenner de Barros realizaram uma visita educativa ao Quilombo do Rio do Meio, localizado no município de Ivaí, que faz parte do projeto do 4º Ano A, “ Conexões Africanas” a visita teve como objetivo aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a cultura afro-brasileira, especialmente sobre a vida dos escravizados e a resistência quilombola.

A atividade foi iniciada com uma pequena caminhada até o local do quilombo, o que permitiu aos alunos vivenciarem, ainda que simbolicamente, um pouco das dificuldades enfrentadas pelos escravizados na época, além de observarem a natureza ao redor e se prepararem para a experiência cultural que os aguardava.

Ao chegarmos, fomos recepcionados por moradores locais (descendentes de escravizados), que nos apresentaram objetos, utensílios e documentos antigos que foram deixados por pessoas escravizadas que se refugiaram naquele local. Esses materiais foram cuidadosamente preservados e ajudam a contar a história e as tradições daquele povo.

Os moradores estavam vestidos com roupas e adereços típicos, como: Vestidos compridos e estampados, camisas estampadas e turbantes, o que permitiu aos alunos visualizar com mais realismo o contexto histórico que estavam estudando. Eles também compartilharam histórias de seus antepassados por meio de entrevistas, respondendo perguntas feitas pelos alunos com atenção e carinho.

Houve muita interação entre os alunos e os moradores, com troca de experiências, perguntas curiosas e demonstrações de interesse genuíno por parte discentes . Os alunos ouviram atentamente os relatos, aprenderam sobre a importância da resistência quilombola e sobre como essas comunidades preservaram sua cultura e identidade ao longo do tempo.

Durante a visita, também houve momentos de reflexão e debate sobre temas como respeito, igualdade racial e racismo. As professoras conduziram conversas importantes com os alunos sobre a importância de valorizar a diversidade e combater qualquer forma de discriminação.

A visita ao Quilombo do Rio do Meio foi uma experiência rica e significativa. Além de aprenderem sobre história, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar valores como o respeito, a empatia e o reconhecimento das contribuições da cultura afro-brasileira na formação do nosso país. A aluna Thiciane fez um desenho e entregou para um dos responsáveis, outros alunos levaram alguns mimos, como forma de agradecimento. Segue fotos e entrevistas.





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO: TEMA – TRABALHO INFANTIL

PROJETO SISTEMA MONETÁRIO - MERCADINHO

Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros conscientiza comunidade com o projeto “Trânsito Seguro é o Caminho!”