Horta na Escola: Eu planto eu cuido eu colho eu me alimento

AUTORA
Diretora Rozelaine Dortelmann Bittencourt

A Escola Municipal Jacob Brenner de Barros Imbituva - Paraná, sob organização das professoras Rosane de Ávila Scheidt (5º ano D), Ilizete Zeglam Santos (2º ano D), Solange Huller (2º ano C) e Vanderleia Roseira (2º ano A) tem realizado o projeto “Horta na Escola: Eu Planto eu Cuido eu Colho eu me Alimento” pelo segundo ano consecutivo. O projeto surgiu com o intuito de recuperar o solo degradado pela construção civil e mostrar na prática que é possível recuperar a terra e torná-la produtiva e que não é necessário grandes espaços para tal implantação. Dessa forma os alunos se desenvolvem em um ambiente de aprendizado externo à sala de aula pelo meio do cultivo de hortaliças. O projeto visa sensibilizar nos alunos a consciência ecológica e aos bons hábitos alimentares, com a prática de atividades concretas percebendo a importância dos hábitos de uma alimentação saudável, por meio de atividades desenvolvidas com a plantação e manutenção da horta na escola, mostrando caminhos importantes para mudar e construir hábitos alimentares saudáveis. Tal iniciativa vem trazendo resultados a toda comunidade escolar e familiar. Os resultados satisfatórios de uma boa produção corroboraram para que as hortaliças fossem distribuídas para os alunos levar para casa e enriquecer a qualidade da alimentação de toda família e ainda coopera com a merenda escolar.

Este projeto é de extrema importância para conscientizar os alunos destas classes sobre os alimentos orgânicos para a saúde. Também foi possível perceber, através de relatos dos alunos, que parte das famílias desenvolveu o desejo de plantar suas próprias hortaliças que além dos benefícios saudáveis auxilia na redução de gastos, pois se produz em casa legumes e verduras de qualidade e em sua maioria orgânicas. O projeto também é trabalhado de maneira multidisciplinar, visto que agrega conhecimento em geografia, ciências, língua portuguesa e matemática. A diretora ressalta que pode verificar que as ações conjuntas modificam o ambiente e visam o bem-estar de todos e devem partir principalmente das escolas. Unindo escola e família sempre teremos resultados satisfatórios como pode ser comprovado através deste pequeno projeto que fez a diferença para muitas famílias.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do circo

ÁGUA UM BEM PRECIOSO – PRECISAMOS CUIDÁ-LA

PAREDÃO DA LEITURA