Prazer em escrever! Prazer em conhecer!

AUTORA
Professora Adriane Schroeder Lemos

É consenso que uma das atribuições da escola é fazer com que os alunos tenham competência lingüística para a produção de textos. O ato da escrita é, entre outras, uma das principais metas da atividade escolar, que implica os atos de pensar e planejar.

Neste projeto utilizaremos o gênero textual CARTA para desenvolver habilidades na leitura e escrita. O projeto consiste na troca de correspondências entre estudantes dos 5º anos das escolas municipais Professor Jacob Brenner de Barros, situada em Imbituva, Paraná e Paulo Grott, situada em Ponta Grossa, Paraná.

Após o estudo do gênero textual, os estudantes das escolas envolvidas trocarão informações e experiências pessoais e escolares através da escrita de cartas mensais, onde serão enviadas pelos Correios. Essas cartas serão escritas em sala e supervisionadas pelos professores envolvidos no projeto onde serão feitas as correções necessárias.

Ao final deste ano letivo os alunos irão se conhecer pessoalmente através de uma visitação até a escola destinatária das cartas.

Neste processo de escrever o estudante estará expressando diversas formas de pensar e sentir onde também será despertada a curiosidade sobre o texto que irá receber dos seus colegas.

Os alunos serão avaliados durante os processos de escrita e ao final deste projeto, o estudante fará uma autoavaliação, pois a escrita é também uma forma de autoconhecimento onde se expressam pensamentos e sentimentos.

A escrita, seja qual for, sempre foi uma maneira de representar a memória e as histórias vivenciadas pelas pessoas. Muitas vezes ela serve como um tesouro que guarda a memória coletiva, religiosa, mágica, científica, política, artística e cultural. Ou seja, a escrita sempre vai nos dar a oportunidade de criar um baú de recordações e ensinamentos culturais. A escrita é uma das manifestações mais antigas da humanidade, ao lado da arte e da arquitetura (CAGLIARI, 1987).
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do circo

ÁGUA UM BEM PRECIOSO – PRECISAMOS CUIDÁ-LA