É fazendo que se aprende a fazer!

AUTORA
Professora Adriane Schroeder Lemos, 4º ano D, vespertino e 5º ano A, matutino

Vamos então colocar a mão na massa?

Os alunos da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, JBB, 4º ano D e 5º ano A, colocaram a mão na massa literalmente e vivenciaram experiências com a realização de atividades práticas que envolveram as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Ensino Religioso, o aprendizado foi multidisciplinar.

A participação dos nossos alunos no processo ensino-aprendizagem não se limita apenas a estar na escola, dentro da sala de aula fazendo as atividades propostas. Podemos e devemos oferecer espaços para que novas aprendizagens aconteçam. Nestes espaços recebem informações, levantam hipóteses, questionam e percebem essa aplicação prática no seu cotidiano. Nossos alunos se sentem úteis ao exibir o resultado da sua prática.

Durante a execução de uma receita de “Brigadeiro”, foi possível trabalhar temas relacionados às diversas áreas do conhecimento.

Trabalhamos o gênero textual receita em Língua Portuguesa, na Matemática, as unidades de medidas, em Arte processos de criação e com o tema que envolveu a Páscoa abrangemos também a disciplina de Ensino Religioso.

Além de oferecer outras abordagens de aprendizagem a execução da receita na prática, propiciou a exploração de fatos como, enfatizar cuidados de higiene necessários na hora de prepará-las.

A atividade promoveu um campo de possibilidades ricas e diversificadas de interação entre educando e educador propiciando um planejamento participativo, responsável e marcado pela criatividade de forma lúdica, divertida e contextualizada, estreitando os laços e criando memórias de aulas prazerosas.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala se torne a tua prática”. (Paulo Freire)
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do circo

ÁGUA UM BEM PRECIOSO – PRECISAMOS CUIDÁ-LA

PAREDÃO DA LEITURA