ALUNOS DA IMBITUVA USAM JORNAL PARA ESTUDAR ANÁLISE MORFOLÓGICA
AUTOR
Professor Adelmo Kremer, 5º ano C
O 5º Ano “C” - Turno Vespertino, da Escola Municipal Prof. Jacob Brenner de Barros, de Imbituva, coordenados pelo professor Adelmo kremer, leva o Jornal Folha de Irati para a sala de aula para estudo de Análise Morfológica.
Depois de terem estudado individualmente cada classe gramatical (artigos, substantivos e verbos), foi hora de juntá-los e classificá-los. A regra aplicada é a de que a maioria dos substantivos vem antecedido de um artigo que o classifica em Gênero e Número.
Após terem o primeiro contato com o jornal, onde cada aluno leu aquilo que achou mais interessante, foi a hora de partir para a gramática. A atividade consistiu em cada aluno recortar vinte substantivos, antecedido de artigos, colá-los no caderno e fazer a classificação de cada um em gênero masculino ou feminino e, número: singular e plural.
Segundo o professor Adelmo, a leitura de jornais, revistas e outros materiais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, aumenta as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Principalmente no momento que o mundo digital tomou conta de tudo, pois permite uma maior interação entre todos, otimizando as informações.
O hábito da leitura de jornais pode inserir o aluno no contexto atual, uma que vez que trás relatos ocorridos próximos a sua vivência, ressalta o professor.
Professor Adelmo Kremer, 5º ano C
O 5º Ano “C” - Turno Vespertino, da Escola Municipal Prof. Jacob Brenner de Barros, de Imbituva, coordenados pelo professor Adelmo kremer, leva o Jornal Folha de Irati para a sala de aula para estudo de Análise Morfológica.
Depois de terem estudado individualmente cada classe gramatical (artigos, substantivos e verbos), foi hora de juntá-los e classificá-los. A regra aplicada é a de que a maioria dos substantivos vem antecedido de um artigo que o classifica em Gênero e Número.
Após terem o primeiro contato com o jornal, onde cada aluno leu aquilo que achou mais interessante, foi a hora de partir para a gramática. A atividade consistiu em cada aluno recortar vinte substantivos, antecedido de artigos, colá-los no caderno e fazer a classificação de cada um em gênero masculino ou feminino e, número: singular e plural.
Segundo o professor Adelmo, a leitura de jornais, revistas e outros materiais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, aumenta as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Principalmente no momento que o mundo digital tomou conta de tudo, pois permite uma maior interação entre todos, otimizando as informações.
O hábito da leitura de jornais pode inserir o aluno no contexto atual, uma que vez que trás relatos ocorridos próximos a sua vivência, ressalta o professor.
Comentários
Postar um comentário